segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Corrida e caminhada para a conscientização do câncer de mama

Race for the Cure

O que é / Histórico

A RACE FOR THE CURE – CORRIDA PELA CURA – É A MAIOR SÉRIE DE CORRIDAS E CAMINHADAS DO MUNDO, E CONTA COM CERCA DE 1,7 MILHÃO DE PARTICIPANTES POR ANO!

A primeira corrida foi realizada em Dallas, no Texas, em 1983, e contou com a participação de 800 corredores e caminhantes. Com o passar dos anos, a Race for the Cure cresceu. Em 1999, foram 500 mil participantes, em 99 cidades nos Estados Unidos. Em 2000, o evento tornou-se global com corridas disputadas em Roma, na Itália e Frankfurt, na Alemanha. Em 2003, cerca de 1,3 milhão de pessoas participou das corridas e caminhadas. Hoje em dia, mais de 140 cidades espalhadas pelo mundo participam do evento. Países como Itália, Tanzânia, Alemanha, Bélgica, Grécia, Bósnia & Herzegovina, Porto Rico, Israel e Egito, As Bahamas e Gana já têm a sua própria corrida/caminhada.

Em 2010, pela primeira vez, a Race for the Cure aconteceu na América do Sul. A corrida e caminhada chegaram ao Rio de Janeiro, no dia 24 de outubro, através de uma parceria entre a Susan G. Komen for the Cure® e as instituições: Sociedade Franco Brasileira de Oncologia, Federação Brasileira das Instituições Filantrópicas de Apoio à Saude da Mama (FEMAMA), Instituto Oncoguia, Sociedade Brasileira de Mastologia e Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica.

Estudos científicos mostram que a possibilidade de desenvolver o câncer de mama é significativamente menor entre o público feminino que pratica atividades físicas regularmente. Além disso, o exercício é recomendado para mulheres com a doença, durante ou após a terapia. A prática de exercício físico e de esportes têm efeitos positivos sobre o desempenho físico, estado mental e qualidade de vida dos pacientes com câncer.

A Susan G. Komen Race for the Cure® é o maior e mais bem sucedido evento do mundo no que se refere à conscientização do câncer de mama e à arrecadação de fundos* para a luta contra a doença.

* os fundos arrecadados com a corrida e caminhada de 2010, foram destinados ao projeto da ABRAPAC focado nas necessidades de detecção e tratamento do câncer de mama no estado do Rio de Janeiro.