sábado, 22 de junho de 2013

Conheça três fatores que podem te afastar da corrida

Vamos abordar três fatores importantíssimos que podem levar a lesões, principalmente se combinados entre si ou com treinos longos:


·  Desvios articulares;

·  Calçado mal indicado;

·  Terreno irregular.

O desvio articular, é um fator que somado a treinos longos pode causar lesões de sobrecarrega nas estruturas estabilizadoras da articulação, como os ligamentos e tendões. Desgastes articulares como lesões de cartilagem e de menisco (este último no caso do joelho)

Outro fator muito comum hoje é o calçado mal indicado. É como se fosse a Copa do Mundo: temos 190 milhões de técnicos que acham que sabem escalar a seleção. E o mesmo acontece com os especialistas em calçados para corrida.

Sem se fazer um teste antes na esteira com uma câmera especial, capaz de medir o ângulo de pronação do pé no momento da corrida, é muito difícil, a olho nu, ou com uma câmera comum verificar o ângulo exato de pronação. Portanto, na dúvida, compre o tênis neutro.


E por último, o terreno irregular. Correr em lugares não nivelados pode levar a lesões graves, além dos famosos “capotes”. As lesões podem variar entre entorses até fraturas de pé e tornozelos. Além disso, caso você tenha desvio articular, você pode agravar essa condição ao pisar em um terreno instável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário