segunda-feira, 16 de junho de 2014

Importância da água

Quando nascemos nosso corpo é constituído por mais de 70% de água, essa percentagem desce gradualmente na medida em que crescemos. Ainda assim, quando adultos o nosso organismo é constituído por aproximadamente 60% de água, que se encontra dentro e fora das células. Além de ser o principal componente do nosso corpo, a água ainda desempenha uma série de funções que permite a  movimentação do corpo humano lubrificando as articulações e tonificando os músculos; ela também regula a temperatura corporal interna através da transpiração e durante a gravidez, é o principal constituinte do líquido amniótico que protege e nutre o bebê. Mas os benefícios da água não param por aqui.

Meio de transporte: É por meio aquoso que transportamos oxigênio e os nutrientes às células do nosso corpo. Por isso quando não há água ou quando esta está escassa, o transporte vital de energia e outros elementos vitais ao funcionamento das células ficam comprometidos imediatamente, sem isso todos os órgãos do corpo humano deixariam de funcionar.
Eliminação de toxinas: Os alimentos que ingerimos ao longo do dia produzem toxinas. Se estas substâncias não forem eliminadas irão intoxicar o organismo, contribuindo para o envelhecimento e causando doenças. No nosso corpo, os rins têm a responsabilidade de filtrar as toxinas que devemos descartar das que devemos reabsorver. Se bebermos a quantidade de água recomendada, não sobrecarregaremos este órgão. Facilitaremos, assim, o trabalho dos rins, uma vez que a água contribui para a dissolução das toxinas, o que permite uma eliminação mais fácil.
Prevenção de doenças e contribuição para o bem estar: A água desempenha um importante papel quanto à prevenção de doenças e ao bem estar em geral, ela é crucial para a hidratação do corpo a partir do interior, ela evita perturbações no transito intestinal, ajuda a fortalecer as defesas naturais, reduz o risco de infecções urinárias, ajuda na concentração e raciocínio além de melhorar o humor.
Prevenção contra o câncer: Um time de pesquisadores da universidade de Harvard, descobriram que homens que ingerem pelo menos seis copos de água todos os dias, diminuem pela metade o risco de desenvolver um tipo de câncer.
Já parou para pensar na quantidade de água que você ingere diariamente? Reflita sobre isso.
Em média, um adulto perde cerca de 2,5 litros de água por dia, por meio do suor, da urina, das fezes e da respiração. Essa quantidade de água precisa ser reposta - mas não precisa ser apenas pela ingestão de água pura. Cerca de 1/3 da nossa água vem dos alimentos. A conta para saber quanta água ingerir é complexa. Primeiro, veja quanto você precisa tomar na tabela ao lado. Em seguida, multiplique seu peso por 30 ml (assim, se você pesar 60 quilos, por exemplo, deve tomar 1,8 litro de água pura por dia). A diferença que surge, para completar o valor da tabela, vem dos alimentos. 



Quanto devemos ingerir por dia, conforme sexo e idade.

HOMENS

14-18 anos - 3,3 litros

19-70 anos - 3,7 litros

MULHERES

14-18 anos - 2,3 litros

19-70 anos - 2,7 litros


Fonte de Pesquisa:  super.abril.com.br  /  hospitalresidencial.com.br