terça-feira, 22 de julho de 2014

ALIMENTOS: COMBUSTÍVEIS PARA O CORPO


Por: Andréa Santos Rosa - São Paulo 

As atividades físicas provocam um maior estresse ao organismo e exigem uma alimentação diferenciada, rica em frutas, legumes, peixes e grãos orgânicos. Por isso, é importante tomar alguns cuidados para manter a saúde e o bom rendimento no esporte.
Inclua antioxidantes na dieta: Procure ingerir alimentos ricos em antocianinas, como o açaí; e resveratrol, presente em frutas vermelhas como amora, mirtilo e framboesa. Experimente também beber chá verde combinado a um carboidrato antes do treino, para diminuir o estresse gerado pelos exercícios.
Evite líquidos durante as refeições: A ingestão de bebidas junto às grandes refeições, como almoço e jantar, atrapalha a digestão, principalmente das proteínas. Isso pode provocar o chamado intestino “disbiótico”, que apresenta dificuldade em absorver nutrientes.
Coma frutas antes dos exercícios: Cerca de 30 minutos antes de treinos curtos, consuma frutas ou água de coco. Caso a sessão de corrida seja mais longa, adicione às frutas mel, farelos e sementes, como linhaça, aveia, gergelim e quinua.
Adote uma suplementação em provas longas: Atividades físicas prolongadas exigem que você reponha os nutrientes perdidos. Nesses casos, é interessante combinar um carboidrato, como maltodextrina ou dextrose, com chá verde para evitar a liberação rápida de açúcar no sangue.
Para combater as cãibras, magnésio: No geral, muitas pessoas associam o problema à baixa quantidade de potássio no sangue e acreditam que ingerir bananas – fruta rica nesse mineral – ajuda a prevenir as cãibras. Porém, quase não se encontram casos de atletas que apresentam quantidades reduzidas de potássio no sangue. O mais frequente é detectar corredoras com deficiência de magnésio, mineral com ação vasodilatadora, que auxilia muitas esportistas nos quadros de cãibras. Pensando nisso, inclua no seu dia a dia vegetais verdes escuros (rúcula, brócolis e couve) e grãos integrais. Se os sintomas não melhorarem, o mais indicado é buscar uma suplementação do mineral.

Se a meta é perder peso, não coma logo após o treino: No período pós-exercícios aeróbios ocorre a liberação de substâncias que ajudam na queima de gordura. Esses componentes agem durante aproximadamente 45 minutos e, caso haja ingestão de algum alimento, a queima é interrompida. Portanto, para aquelas que desejam emagrecer, o melhor é apenas beber água nesse intervalo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário