domingo, 31 de agosto de 2014

Receitas para Hipertensos

31/08 é dia do Nutricionista, mas quem ganha presente é você!

A hipertensão arterial ou “pressão alta” significa que a pressão arterial está acima do normal (superior a 140×90mmHg) e ocorre quando o sangue exerce muita força sobre as paredes dos vasos sanguíneos. Essa força normalmente é medida por um aparelho conhecido como tensiômetro.
As causas da hipertensão são advindas de vários fatores como, por exemplo, pré-disposição genética, doenças renais e principalmente de hábitos de vida e alimentares da atualidade. Sendo assim alguns cuidados específicos devem ser tomados pra que não haja o agravo da doença ou, para quem não a possui, não venha a desenvolvê-la.
A hipertensão não tem cura, mas há alguns cuidados que podem evitar o seu agravo como evitar o ganho de peso: evitar comidas gordurosas, abandonar o álcool e o tabagismo, evitar stress e nervosismo e por último, o mais conhecido fazer uso de pouco sal na comida. Lembrando que o sódio é que realmente deve ser evitado e este se encontra tanto no sal de cozinha como em temperos prontos industrializados, linguiças e enlatados.
Esses cuidados são úteis para manter o seu controle e, com uma boa alimentação que deve ser realizada da forma adequada, seguindo, sempre que possível, a orientação de um nutricionista e do seu médico, e utilizando regularmente os medicamentos em casos específicos, essa hipertensão poderá ser controlada. 
A seguir você pode conferir algumas receitas gostosas e saudáveis, que podem lhe ajudar no controle da sua pressão arterial.
Peixe Grelhado com Alecrim

Ingredientes:
1 Kg de Filé de peixe
1 col. sopa rasa de Alecrim fresco
20 col. sopa cheia de Farinha de trigo
1 e ½ col. de sopa de Margarina s/ sal
5 Limões
Modo de preparo: Temperar o peixe c/ limão. Reservar. Em um prato, misturar a farinha e o alecrim. Passar o peixe nessa mistura e grelhar.
Salada Catalan
Ingredientes:
4 cenouras médias de Cenoura
2 maçãs médias de Maçã
1 copo cheio de Uva Passas
1 xícara de chá de Iogurte natural
1 Limão
Modo de preparo: Higienizar, descascar e ralar a cenoura e a maçã. Colocar a maçã de molho em água com limão. Misturar a cenoura, maçã, as passas e o iogurte natural.
Jardineira de Legumes
Ingredientes:
8 unidades de Vagem
1 Chuchu
2 Cenouras grandes
1 Beterraba média ralada
Salsa e cebolinha a gosto
Óleo vegetal para untar
2 col sobremesa de Margarina de milho sem sal
1 dente grande de alho
1 xícara de cebola ralada
Modo de Fazer: Lave bem os legumes e corte em quadradinhos, com exceção da beterraba que depois de higienizada deve ser ralada.
Cozinhe “al dente” os legumes, escorra-os. À parte, coloque numa panela a margarina, o alho e a cebola, frite-os, daí então coloque os legumes cozidos sem mexer muito por uns dez minutos. Coloque então num pirex untado e salpique com a salsa e a cebolinha e a beterraba ralada. Coloque no forno por aproximadamente 10 minutos. Sirva quente.
Taça de Frutas
Ingredientes:
3 morangos grandes
1 kiwi grande
1 manga pequena
1 maracujá pequeno com semente
1 col sopa de açúcar refinado
4 col sopa de iogurte desnatado
Modo de Preparo: Lavar os morangos, manga e descascar o kiwi. Cortar a metade em cubinhos. Colocar na taça. Misturar ao iogurte o açúcar e adicionar por cima das frutas picadas. Dispor por cima do creme pedaços das frutas e regar com suco de maracujá com as sementes e açúcar.
Sanduíche de Rúcula
Ingredientes:
1 col. sopa de ricota passada pela peneira
1/2 cenoura ralada
2 col sopa de tomate picado
Cebola ralada à gosto
3 col chá de maionese baixo colesterol e baixa caloria
2 fatias de pão integral
Folhas de rúcula a gosto
Modo de Preparo: Junte a ricota, a cenoura, o tomate, a cebola, e a maionese e misture bem. Espalhe em cada fatia de pão, uma camada generosa deste recheio. Coloque folhas de rúcula e tampe com outra fatia de pão. Corte o sanduíche ao meio e decore a gosto.

Fonte:  ANutricionista.Com - Manoela Gomes de Oliveira - CRN5 3335/P -

Importante: As informações fornecidas não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. O artigo acima expressa a opinião do autor e pode NÃO refletir a opinião do site http://corridasdomarcus.blogspot.com.br/.