terça-feira, 16 de setembro de 2014

A importância da hidratação


Olá, tudo bem?

Além da água, conheça outras bebidas importantes para à saúde

Ao iniciar uma #DIETA, a maior preocupação é em relação aos alimentos que serão consumidos, mas o que poucos lembram, é que os líquidos que são ingeridos ao longo do dia também fazem a diferença na balança. Mesmo nas estações mais frias, a hidratação é essencial para manter nosso organismo funcionando.

Beber no mínimo 2 litros de água por dia é uma atitude que fará toda a diferença. Mas, além da água, quais outras bebidas também são importantes? Conheça um pouco mais sobre elas:

- Água: líquido essencial para todos os processos que ocorrem em nosso organismo. A água participa da digestão, eliminação das toxinas, e é importante para regular a temperatura corporal, além de umedecer mucosas como olhos, nariz e boca.

- Água de coco: pode ser utilizada principalmente para quem prática atividades físicas, isso porque, além de hidratar, a água de coco irá fornecer carboidratos (nutriente responsável em fornecer energia ao nosso corpo), além de repor sais minerais que são perdidos com o suor. No entanto, a bebida possui valor calórico e não substitui a ingestão de água.

- Chás de ervas: podem ser grandes aliados de quem quer #EMAGRECER, já que apresentam baixo valor calórico. Além disso, possuem efeitos diuréticos colaborando para amenizar o problema de quem sofre de retenção de líquidos.

- Suco de fruta natural: são ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras essenciais ao funcionamento adequado do organismo. Os sucos naturais irão ajudar a aumentar a ingestão de líquidos, mas também não devem substituir a ingestão de água. Dê preferência por sucos em que há adição de água, pois assim, você irá ingerir menos calorias. Por exemplo, para o preparo de um suco de laranja, é preciso cerca de 4 unidades de laranja, por isso, embora seja uma bebida bastante saudável é mais calórica. Já um suco de abacaxi em que há menor concentração da fruta e mais água, apresenta menor valor calórico. As melhores opções são limão, abacaxi, maracujá, melancia, melão, acerola, adoçados com adoçante.

- Suco de frutas com verduras ou legumes: a combinação de verduras e legumes com sucos de frutas torna a bebida muito mais rica em nutrientes, isso porque, cada alimento é responsável em fornecer algum nutriente em específico ao nosso organismo, por isso, a combinação irá aumentar o valor nutritivo, sem impactar no valor calórico da bebida, já que a maioria dos vegetais são compostos basicamente por água. Por exemplo, o suco de laranja é fonte de vitamina C e ao combiná-lo com a couve, iremos fornecer ao nosso corpo cálcio, fibras e potássio. 

- Vitamina de frutas: para quem tem rejeição ao leite puro, uma excelente forma de introduzi-lo na alimentação é batê-lo com alguma fruta, dessa maneira é possível aumentar a ingestão de cálcio, mineral importante encontrado nos leites e derivados, e que é essencial para saúde e manutenção óssea. Todas as frutas podem ser utilizadas, desde que com moderação. As mais comuns são banana, morango, mamão, maçã, maracujá. Para não comprometer o #EMAGRECIMENTO e mesmo assim ter uma vitamina igualmente nutritiva, a dica é substituir o leite integral pela versão desnatada. Também vale trocar o açúcar pelo adoçante ou mesmo, aproveitar o próprio sabor doce das frutas e não adoçar a bebida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário