quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Limonada: mil e uma utilidades na dieta

#saúde
Citrus limonium é o nome científico do limão, que conta com mais de 70 variedades no mundo. O Brasil é o segundo maior produtor mundial de limão, sendo o thaiti, galego, siciliano e cravo os mais consumidos por aqui. É um dos poucos alimentos que tem a estrutura parecida com os sucos digestivos, talvez por isso a limonada seja conhecida como melhor amiga do fígado.

Um copo de limão tem em média 25 kcal, uma excelente fonte de vitamina C, rica em polifenóis e carotenoides. Tem propriedades antioxidantes, analgésicas, antissépticas e remineralizante. Muito indicado para quadros de gripe, febre, afecções estomacais e varizes, por ajudar também na circulação.

Um dos benefícios mais importantes do limão é a capacidade de neutralizar nossa acidez interna. Isso pode parecer estranho, pois em seu estado natural seu principal ativo é o ácido cítrico. Porém, quando ele entra no meio celular se comporta como neutralizante, alcalizando assim o nosso organismo.

Ele ainda promove limpeza e desintoxicação de todo o corpo, pois potencializa a capacidade metabólica dos órgãos excretores.

Outras vantagens do limão:
- Combate a elevação do ácido úrico;
- Aumenta a absorção de cálcio, magnésio e vitamina D;
- Melhora o sistema imunológico: devido à combinação da vitamina C e ácido cítrico, que combate os radicais livres e aumenta nossa resistência;
- Desintoxica o fígado e a vesícula;
- Pessoas com problemas cardiovasculares, deveriam usar limão todos os dias, pois ele ajuda a desobstruir os vasos sanguíneos;
- Contém fibras, como a pectina, que auxilia na saúde intestinal;
- Estimula a produção de bile;
- Os flavonoides presentes juntamente com a vitamina C auxiliam na queda do colesterol ruim (LDL-c).

Para perda de peso, ele também é muito eficaz. Devido suas propriedades de tonificar o fígado e desintoxicar o sangue, o metabolismo vai harmonizando e queimando o excesso de gordura. Tome todos os dias 1 limão espremido em água morna. E não jogue a casca fora, coloque em infusão junto com o chá mate ou chá verde e potencialize sua parda de peso.

Ele também pode ser usado como tempero para saladas e em sucos.

Além de todos esses benefícios, o chá das folhas possui limoneno, excelente para pessoas nervosas e com insônia.

Fonte : nutricionista esportiva-funcional Priscilla di Ciero

Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do blog http://corridasdomarcus.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário